top of page

" A eternidade de Deus e a vaidade dos homens "

 

    

De eternidade em eternidade, tu és Deus.

 

Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus. Salmos 90:2

 

Pelo mundo já passaram homens poderosos, homens inteligentes, homens excepcionais, desde Hitler até Mendeleiev. Uns foram maus, outros foram bons, mas o que têm em comum é que todos morreram.

 

Os seus planos e projectos simplesmente hoje são história, e eles não têm parte nenhuma no que se faz debaixo do sol.

 

Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol. Eclesiastes 9:6

 

Vimos pessoas que tinham poderes extraordinários, mas que simplesmente sumiram, deixaram de existir. O que mostra a vaidade de tudo quanto se consegue debaixo do sol.

 

E ainda assim nós repetimos exactamente os mesmos passos destas pessoas, pensando que seremos felizes quando alcançarmos isto ou aquilo, quando formos isto ou aquilo. Um homem sábio que viveu na época bíblica escreveu:

 

Dediquei-me a investigar e a usar a sabedoria para explorar tudo que é feito debaixo do céu. Que fardo pesado Deus pôs sobre os homens! Tenho visto tudo o que é feito debaixo do sol; tudo é inútil, é correr atrás do vento! Eclesiastes 1:13-14

 

Tudo quanto se tem feito e se buscado em relação as coisas materiais é inútil, é correr atrás do vento. Todas essas são coisas que parecem que irão satisfazer o homem, mas no final verá que não existe satisfação nelas. Porquê? Porque as coisas carnais jamais irão satisfazer a sede espiritual que existe no homem.

 

Quando você estava na primeira classe pensava que quando chegasse no ensino médio teria estudado muito e se sentiria satisfeito. Quando terminou o ensino médio queria a licenciatura, agora quer o mestrado e depois do doutoramento, então pensa: “serei feliz quando começar a trabalhar”. Então, começa a trabalhar e ganhar milhares, mas ainda assim a satisfação não vem e, então, pensa que a satisfação está nos milhões e corre atrás disso.

 

Percebe onde está o correr atrás do vento? O mundo faz com que não se sinta satisfeito nunca. Tal como você não pode agarrar o vento com as mãos, jamais você poderá se satisfazer nestas coisas.

 

O olhar para os bens materiais certamente apenas será como armadilha para si, se pensa que uma pessoa bem sucedida e segura é aquela que terminou a universidade, tem emprego de milhares ou milhões, então deixa-me dizer-lhe que você incorre no engano do mundo e no laço do passarinheiro.

 

As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem. Lucas 8:14

 

Sabe, segundo as escrituras, os homens que Deus escolheu eram precisamente as pessoas mais fracas e pequenas do mundo.

 

Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. Actos 4:13

 

Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele. 1 Coríntios 1:27-29

 

Eram mesmo pobres, não era um eufemismo ou outra figura de estilo, eram mesmo sem quitade (dinheiro) nenhum.

 

Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam? Tiago 2:5

 

Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro…” Atos 3:6

 

Mas, segundo a Bíblia, estes eram homens bem sucedidos. Será este o padrão de bem sucedidos do mundo? Será o seu padrão de bem sucedido?

 

Vejam bem que não estou dizendo que estas coisas não são importantes, estou dizendo que elas devem ser apenas complemento e não um padrão de julgamento se alguma pessoa é bem sucedida ou não. Porque, como Cristãos há algo que devemos levar em consideração: A eternidade e a imutabilidade de Deus.

 

Deus é a única riqueza que você tem e nunca irá perder. Deus deve ser a sua única riqueza, porque todo o resto passa. E isto dá-se normalmente em dois cenários:

 

1º – Você junta os tesouros e morre e outro gasta e usa no seu lugar.

 

"Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’ "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus". Lucas 12:20-21

 

Recentemente li um artigo sobre Steve Jobs. Ele mandou construir um iate com certas características especiais e que custou uma fortuna, e o iate apenas ficou pronto depois da morte dele. O que adiantou? Percebem que ninguém leva dinheiro no caixão e que os certificados e gratificações terrenas permanecerão mesmo na terra?

 

2º – Você junta os tesouros e eles mesmos podem simplesmente desaparecer ou voltares a ficar pobre.

 

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mateus 6:19

 

Mas porquê isto? Porque onde estiver o vosso tesouro, ali está o vosso coração.

 

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mateus 6:21

 

Se o seu coração estiver nas coisas materiais, isso é visível nas coisas a que você prioriza.

 

Normalmente o aluno cujo coração está nas coisas materiais e não confia plenamente em Deus, quando chegam os períodos das provas ou aperto na faculdade, some do radar dos irmãos; ele mesmo em particular medita quando "tiver tempo" e "um pouco porque teve muito trabalho"; ora só de caxexe, para enganar o próprio coração e pensar que está bem com Deus, e Deus vai entender.

 

E ele pensa: "vou ter mais tempo para Deus, quando começar a trabalhar", mas só que, os que já estão a trabalhar também demonstram os mesmos vícios. Não meditam porque "o trabalho está apertado"; não oram porque "chegam cansados", e a vida com Deus torna-se num faz de conta.

 

Nunca vi um homem de Deus na Bíblia a abrir mão de sua vida com Deus por causa de coisas terrenas.

 

Daniel, nem ameaças de leões ou as ocupações de gerir um império como funcionário real, lhe impedia de ter o seu momento devocional com O Senhor.

 

Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus. Daniel 6:10-11

 

Neemias também, apesar de ser um funcionário real, tinha a vida com Deus como prioridade:

 

E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. Neemias 1:4

 

Se nós só meditamos e oramos quando as coisas estão calmas e há tempo, certamente colocamos Deus como algo de segundo plano, uma coisa secundária. Mas Deus não aceita ser só mais um na vida de ninguém.

 

Ou Deus é tudo na sua vida e as outras coisas são complementos com as quais pode viver sem elas, ou Deus não está na sua vida e as outras coisas são tudo para si.

 

Mas tudo isto, meus irmãos, tudo isto passa e adivinhem quando vocês morrerem, se serão enterrados em caixão de urna ou madeira barata. No final o corpo termina onde tudo começou: pó. E o Espírito volta para Deus que o deu.

 

o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12:7

 

Não queiram ser velhos e senis para perceber isto.

 

Eu conheço pessoas que abriram mão da universidade para não pecar contra Deus, graças a Deus; mas também tem pessoas que preferiam ficar sem Deus a ficar sem trabalho ou ficarem sem universidade. Ali reside a diferença entre o cristão e o religioso apenas.

 

Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem. Malaquias 3:18

 

NUNCA devemos abrir mão da nossa devoção a Deus por coisas passageiras e que não são eternas.

 

Somente Deus é eterno, e somente passará a eternidade ao lado de Deus aquele que realmente for regenerado, e se isto for visível através de suas obras e frutos. Aquilo que ocupa o seu coração e a maior parte do seu tempo, é o seu Deus.

 

Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

1 João 2:16-17

 

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15

 

Fazer a vontade de Deus começa com o tempo que demos para Deus em sua palavra sagrada e pelo diário de oração que temos com Ele.

 

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".

Mateus 6:31-34

 

São muitos ainda pagãos (não regenerados), pois correm atrás destas coisas!!!

 

Amém!

 

 

Por: Manuel Dilan

 

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28:19

bottom of page