top of page

Estudo Bíblico Reformado Angola
A ONIPRESENÇA DE DEUS
“…Nos dias do profeta Jeremias, os falsos profetas abundavam com promessas de paz e segurança. Eles falavam como se Deus nada soubesse a respeito dos pecados cometidos pela nação, especialmente Judá. Deus os desafia em seus erros ao perguntar no capítulo 23, verso 24: "Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR."
Por: Stephen Charnock




A ETERNIDADE DE DEUS
"…II. DEUS É NECESSARIAMENTE ETERNO.
Devemos humildemente confessar que o nosso entendimento neste assunto é limitado. Não há comparação entre tempo e eternidade. Entretanto, a Palavra de Deus desce ao nosso nível quando fala em eternidade.
Novamente, o Salmo 102:27 declara: "os teus anos nunca terão fim". Até mesmo esta passagem se adapta nossa capacidade limitada, ao se referir a algo que nossa compreensão alcança, ou seja, anos. É claro que não deveríamos literalmente atribuir “anos” Àquele que é eterno. Vamos examinar algumas razões pelas quais Deus deve ser considerado Eterno."
Por: Stephen Charnock
A LIGAÇÃO ENTRE A VONTADE E OS ATRIBUTOS DE DEUS
“…a vontade de Deus é “eterna”, como podemos concluir do atributo de “eternidade”; para Deus ser eterno, como certamente é, mesmo de eternidade a eternidade, então Sua vontade deve ser eterna, desde sua natureza e essência e de Sua “imutabilidade”; que não muda, e em que não há sombra de mudança; mas se qualquer nova vontade surge em Deus, o que não foi na eternidade, haveria uma mudança nEle; Ele não seria o mesmo que foi na eternidade; considerando que Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre e da Sua “presciência”
Por: John Gill
A IMUTABILIDADE DE DEUS
"…I. EM QUE DEUS É IMUTÁVEL.
Deus é imutável em Sua essência. Deus é o primeiro ser. A Sua auto-existência prova a Sua imutabilidade. Já que Ele não deve a Sua existência a ninguém, então Ele não pode deixar de ser aquilo que Ele é. O fato dEle ser espírito, e não corpo, indica que Ele não está sujeito às mudanças físicas que um ser normal experimenta."
Por: Stephen Charnock
bottom of page