top of page
Buscar

No Mundo Tereis Aflições!

  • bereianos
  • 29 de jan. de 2015
  • 6 min de leitura

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo Eu venci o mundo. João 16:33


biblica35a_edited.jpg


Essas são as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que teve a pior das mortes, sofreu como réu, porém, Ele venceu o mundo, e Cristo nos encoraja com essas palavras.


Palavras que nos consolam, sabendo que, em meio a dores podemos contar com Ele.


Amadas se olharmos bem para essas palavras do nosso Bom Mestre, veremos três pontos dessas aflições que o contexto nos apresenta:


  1. Pelo facto de vivermos num mundo pecaminoso passamos por várias provações. Romanos 8:35-36;

  2. Aflições que Deus permite que entrem em nossas vidas. 2 Coríntios 12:7;

  3. A própria disciplina que vem directamente de Deus. Hebreus 12.4


Assim como a disciplina que recebemos de Deus, por vezes, chega a nos causar dor e tristeza (que conduz ao arrependimento e nos leva a ser participantes da santidade de Deus), as aflições que passamos, quer sejam doenças ou perseguições, levam-nos a ter uma vida de plena confiança e obediência em Deus.


Querida serva de Deus, é certo que cada uma de nós tem passado por várias aflições, por vezes até achamos que somos as únicas passando por essas aflições, porém, toda aquela que é serva de Jesus, o Cristo, passará por dificuldades enquanto ainda não recebermos o corpo glorificado.


Estamos sujeitas a enfermidades, problemas familiares, perseguições, calunias, problemas com o conjugê, perda de um ente querido… são várias as aflições do cristão.


Quero falar para você de uma aflição que aflige a todas as pessoas, cristãs como não cristãs.


  • Enfermidades


Quantas de nós têm passado por várias enfermidades?


Provavelmente você já recebeu de seu médico um diagnóstico que te deixou muito abatida, ou talvez ele tenha olhado para você e disse: “a sua doença não tem cura! Você irá morrer dentro de poucos anos, meses ou dias”.


Talvez você esteja numa cama de hospital, gemendo com dores, passando por uma cirurgia muito difícil, talvez você esteja lutando contra um cancêr que se ramificou em várias partes do seu corpo.


Neste momento você deve estar a passar por uma quimioterapia, ou está a pensar naquele resultado que obteve há alguns dias atrás, sobre o qual, o médico disse que não poderá ter filhos. Ou talvez esteja chorando porque perdeu alguns de seus membros ou ficou paralítica.


Parece que é o fim da sua vida, que uma muralha caiu sobre a sua cabeça!


Você agora passa dias e dias pensando nesses diagnósticos que ouviu do seu médico, desesperada, porque não poderá servir a sua família com alegria, como fazia antes.


Ali você começa a ter uma daquelas atitudes de Asafe. Salmos 73:3-5


Você questiona-se porquê que, sendo uma serva de Deus, passa por isso e os ímpios que não servem a Deus estão ali com o corpo saudável?


Amadas, tal como Asafe, muitas de nós já nos sentimos assim ao nos depararmos com problemas.


Porém, Asafe, quando entrou na presença do Senhor, reconheceu que não devemos ter inveja da prosperidade dos ímpíos e mais, ele reconheceu que não temos outro no céu e na terra e que devamos desejar (Deus). Salmos 73:25-26


Devemos ter cuidado quanto a isso, pois muitas vezes, de tantas dores, começamos a murmurar e a buscar a terrível e abominável teologia da prosperidade.


O falso evangelho que leva pessoas a pensar que têm méritos diante de Deus, que Deus é obrigado a satisfazer todas as suas vontades.


Começam a surgir pensamentos tais como: Pai, eu não mereço sofrer assim; eu não mereço estar doente; eu quero ter a saúde tal como daquela ou outra irmã; mas porquê eu não posso ter filhos e outros podem? Porque que eu tive que ficar aleijada?


Ousadamente começam a questionar a Deus e dizem não aceitar aquilo que é a vontade de Deus, e até mesmo começam a reduzir a soberania de Deus.


Só para refrescar nossas memórias: tudo quanto nós mereciamos Deus não nos deu!


Ah! Se Deus não fosse tão Bondoso e longânimo, amadas, nós estaríamos no Inferno nesse exacto momento. Sim, no inferno porque é para lá que merecíamos ir, pois somos pecadoras. Mas olha o que as escrituras nos dizem:

E Ele deu-nos vida estando nós mortas em nossos delitos e pecados.

Efésios 2:1


Estávamos mortas e agora vivemos! Isto é extremamente divino! Nós somos devedoras da Graça de Deus, nunca merecemos receber de Deus esta graça irresistível.


Então, quando questionamos a Deus, quando reclamamos do que Deus nos dá, será que nos estamos posicionando como servas devedoras da graça divina, ou nos estamos comportando como mulheres que acham que merecem a graça de Deus?


Lembrando que Ele nos resgatou da morte para vida, por meio de Sua graça. Deus não nos prometeu uma saúde de ferro aqui, nessa terra, mas o fim que Deus reservou para cada uma de nós é a Santidade!


Lembrando ainda que o próprio Cristo afirmou: “No Mundo Tereis Aflições!”


Se assim não fosse talvez suas palavras não teriam sido essas, pelo contrário, Cristo ainda diz que, apesar das aflições, devemos ter bom ânimo, pois Ele mesmo venceu o mundo e nem mesmo as enfermidades poderão separar-nos do amor de Cristo como consta em Romanos 8:35-39.


Portanto teremos sempre enfermidades enquanto peregrinas aqui na terra. Não somente nós, mas, os homens de Deus que já passaram nessa terra, também sempre tiveram aflições.


Paulo por exemplo, apesar de tantas aflições, ele as considerava de leves e momentâneas. 2 Coríntios 4:17


Várias foram as dificuldades que Paulo passou, mas ele dizia que eram leves por uma razão:


Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8:18

Ele sabia que nenhuma dessas aflições podem ser comparadas com a glória que nos será revelada. Paulo confiava nessa promessa eterna, e isso o levava a enfrentar todas as aflições com regozijo.


A confiança de Paulo estava em Cristo Jesus e ele afirmou isso em meio a dificuldades, aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação, pois, ele tudo podia em Cristo que o fortalecia. Filipenses 4:11-13


Amadas, assim como Paulo nós também devemos viver contentes em toda e qualquer situação.


Porque nos foi dada a graça de padecer por Cristo e não somente crer (Filipenses 1:19) e a Bíblia nos ensina que tudo, mas tudo mesmo, coopera para o nosso bem. Romanos 8:28

Pode estar doendo agora, pode ser até que você tenha passado cinco anos ou mais aguardando a cura divina, mas se lembre da paciência de Jó.


Jó perdeu seus filhos, seus bens e foi afligido da planta dos pés até a cabeça, porém Jó permaneceu fiel a Deus e não pecou contra Deus. Jó 2:8-10


Deus nos dá consolo em meio a dores, Ele mesmo diz: “Vinde a mim vós que estais cansados e aflitos e os aliviarei (Mateus 11:28). É em Deus onde devemos buscar forças, mesmo que Deus não te conceda a cura.


Devemos dizer: Mas porquê te abates minha alma? Espera no Senhor, no pastor de nossas almas e o louve em meio as enfermidades (Salmos 42:11).


Apesar das suas batalhas diárias, não desfaleça, continue orando, pois Deus, segundo a sua soberana vontade, poderá curar você e, mesmo que Deus não a cure, saiba que ainda assim devemos glorificar a Deus, que nos deu a vida.


Lembrem-se de Paulo, que orou três vezes ao Senhor, a fim de o retirar os espinhos na carne? Qual foi a resposta de Deus a Paulo?


“ Paulo, a minha graça te basta! ”


A graça de Deus nos basta, e nas nossas fraquezas, nós reconhecemos o poder de Deus e reconhecemos o nada que somos.


2 Coríntios 12:9-10 Portanto, mesmo com enfermidades, devemos alegrar-nos no Senhor. Filipenses 4:4


Tal como um homem que, depois de perder suas filhas e seus bens, escreveu esse louvor:


Sou Feliz!

Se a paz a mais doce, me deres gozar

Se a dor a mais forte sofrer

Oh! Seja o que for

Tu me fazes saber

Que feliz, com Jesus eu serei!


Que Deus abençoe vossas vidas amadas e vos guarde em tudo.


Porque a tua graça é melhor que a vida, os meus lábios te louvarão.

Salmos 63:3


Por: Litizia Costa



 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28:19

bottom of page