Seu coração realmente confia no Senhor?
- Litizia D. E Costa
- 28 de jun. de 2015
- 6 min de leitura

Para que a tua confiança esteja no Senhor, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo. Provérbios 22:19
O autor do livro de provérbios, inspirado pelo Espírito Santo escreveu: “darei instrução a vocês” a fim de confiarmos em Deus e esta instrução, nós encontramos exactamente nas sagradas escrituras (2Timotéo 3:16-17).
Queridas e amadas irmãs, venho escrever esse artigo para partilhar um pouco da minha experiência e para fazer recordar a cada uma de nós que necessário nos é confiar em Deus!
Ao longo da nossa caminhada de peregrinação nessa terra, temos enfrentando vários problemas: tristezas e dissabores... Porém, a questão não está centralizada nos inúmeros problemas que enfrentamos ou nas inúmeras vezes que os problemas nos afligem, o ponto principal é: “Como temos agido diante de vários problemas? Será que temos descansado e confiado só e somente em Deus?”
Não se turbe o vosso coração... João 14:1
Amadas, como cristãs somos obrigadas descansar no Senhor, pois é um mandamento de Deus.
A palavra de Deus nos diz que não devemos andar com os corações perturbados, antes devemos confiar nEle independentemente da situação que estejamos a passar. Será que tem sido assim? Temos realmente colocado nossa confiança em Deus?
Ah amadas! Como isso tem constrangido meu coração!
Muitas coisas já fizeram com que minha alma estivesse abatida e uma delas foi quando tive que abrir mão da pessoa que eu muito amava. Durante o nosso namoro, essa pessoa foi abandonando o primeiro amor, tornou-se uma pessoa morna (passou a colocar Cristo em segundo lugar na sua vida) e quando me dei conta, já estávamos a viver um jugo desigual.
Era um momento muito dificíl pois tinha que tomar a decisão de abrir mão do meu relacionamento para obedecer a Deus (uma vez que as escrituras nos dizem para não nos prendermos num jugo desigual), mas ainda assim, a dor perturbava minha alma.
Não foi uma decisão fácil para mim, pois tudo se torna mais simples quando deixamos alguém porque já não gostamos dessa pessoa, outra coisa é você deixá-la quando você ainda ama, isso levou-me a pecar contra o Deus Santo, Soberano e Bondoso. Pequei contra Deus, somente contra Deus pequei quando as escrituras dizem claramente:
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com acções de graças. Filipenses 4:6
Vários foram os meses e dias que eu senti uma dor profunda em meu coração, um profundo vazio. Era algo inexplicável!
A dor rasgava meu coração, era a minha luta diaria, e diante disso, eu procurava entrar na presença de Deus, buscando consolo para o meu atribulado coração.
Eu tinha o consolo do Espírito Santo a cada dia, a cada noite, eu sentia o Deus Pai e Amoroso que nunca desampara seus filhos cuidando de mim.
Era um momento tão maravilhoso para mim, pois entrava na presença de Deus com o coração todo conturbado e saia confortada; minhas tristezas logo se dissipavam.
Eu podia dizer com toda a convicção que: “eram as mãos de Deus literalmente dirigindo meu destino, e isso dava-me conforto”.
Depois de um período de tristeza e uma dor que só Deus pode sarar e mais ninguém, eu pensei: “agora eu já estou realmente confiando em Deus de todo meu coração, estou realmente sossegando no SENHOR!” Porém, algo inesperado aconteceu:
Meu coração voltou a se conturbar e dessa vez ainda mais.
Muita coisa invadia meus pensamentos e tudo o que eu conseguia sentir era tristeza e novamente eu sentia que estava a pecar contra Deus.
Em algumas áreas da minha vida eu tinha o coração descansando no Senhor mas quando se tratava do lado sentimental eu ficava balanceada, ora descansava ora me perturbava, então eu me dei conta que eu estava errada ao pensar que já estava a confiar de todo coração em Deus.
Deus nos manda confiar tudo a Ele e não apenas algumas coisas mais tudo tal como nos ensinam as escrituras:
Confie no Senhor de todo o teu coraçãoe não te estribes no teu próprio entendimento. Provérbios 3:5
Amadas essas palavras têm sussurrado em meu coração: “CONFIA NO SENHOR, SOSSEGAI “
Confiar em Deus é deleitar-se nEle, tal como um bebé que depende da sua mãe para tudo (comer, trocar fraudas, mudar de posição...etc.), assim também devemos confiar em Deus e não confiar nos nossos pensamentos.
Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Salmos 37:5
Devemos lançar fora todo tipo de preocupação e tão-somente ir a Deus, entregando toda nossa vida aos seus cuidados e como diz a passagem: “O MAIS ELE FARÁ!”
Devemos confiar de todo o nosso coração e entendimento. Porque digo entendimento?
Porque é necessário que tenhamos um entendimento sobre Deus conhecendo os Seus atributos, e, quando passamos a conhecer os Seus atributos imutáveis, certamente confiaremos nEle cegamente.
Os atributos de Deus nos fazem confiar nEle em todos os momentos pois eles são imutáveis e perfeitos. Deus é Soberano e faz tudo conforme lhe apraz, e nada acontece fora do seu plano, por esta razão devemos nEle confiar.
Confia ao Senhor as tuas obras e os teus desígnios serão estabelecidos.
Provérbios 16:3
Amadas, depois de vários meses e dias com lágrimas nos olhos e tristeza, eu pude perceber até bem pouco tempo que devo realmente confiar no Senhor e deve ser uma confiança permanente, ou seja: “a minha fé deve ser que nem o monte Sião que não se abala”.
Os que confiam no Senhor são como o monte Sião que não se abala, firme para sempre. Salmos 125:1
Amadas, a fé não é baseada nas circunstâncias, isto é: “tenho fé quando tudo está bem mas quando tudo não vai bem ali eu desfaleço”. Não amadas! Isso não é fé... Podemos chamar de outra coisa menos fé.
Fé é acreditar nas coisas que se esperam e convicção de coisas que ainda não foram vislumbradas. (Hebreus 11: 1)
Quando deixamos de confiar em Deus demostramos claramente a nossa falta de fé e infelizmente é isso que eu demostrei durante muito tempo, uma incredulidade que nem a dos ímpios, que se preocupam contudo e nada. Eu procurei olhar mais para a dor do meu coração (pensando sempre na pessoa que um dia tinha conquistado o meu coração) ao invés de confiar de todo coração em Deus, sabendo que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28), eu achava que podia carregar sozinha as minhas aflições, entregando apenas uma parte das mesmas a Deus, quando as escrituras me dizem: “Vinde a mim... aflitos e sobrecarregados , e eu os aliviarei…” (Mateus 11:28), é Deus quem nos dá o alívio através do Espírito Santo, “O Consolador”. “Mas o Consolador, o Espírito Santo...” (João 14:26).
Soberanamente Deus tem provido para cada um de seus filhos o balsámo para o coração afligido, esse balsámo é a Sua Doce Palavra, tal como David em tempos de aflição clamava:
A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra. Salmos 119:28
David podia passar por várias situações dificéis, porém ele se apegava aos testemunhos de Deus, ou seja ele confiava plenamente em Deus, e vemos em seguida ele dizer:
O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.
Salmos 119: 50
Oh! Como essas palavras me fizeram repensar acerca da minha confiança em Deus!
Finalmente recebi a correcção de Deus, que açoita a todos quanto tem por filhos e repreende a todos quanto ama, assim aconteceu comigo.
Deus estava mostrando-me que foi melhor abandonar a pessoa que eu amava para Lhe OBEDECER, ainda que a dor fosse tão profunda, eu tinha apenas que confiar em Deus e que eu não tinha motivos para me desesperar.
Como Pai maravilhoso que é, Deus, com sua imensurável graça, permitiu que eu recebesse várias exortações, e por meio das mesmas eu via Deus mostrando-me o meu pecado «não estava a confiar totalmente nEle»... Ao mesmo tempo Deus me mostrou o caminho no qual eu devo andar.
Hoje eu sei que realmente eu sou fraca mas Cristo é forte e só Ele me pode fortalecer:
“Pois tudo posso em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13).
Amadas, que Deus possa fortalecê-las em toda e qualquer situação, que vocês possam lançar fora todas preocupações e tristezas tendo em mente sempre que o justo não vive das circuntâncias mais vive pela fé, e tal como disse uma pessoa muito querida que amo muito:
“Confiemos, confiemos! Ainda que na dor, Deus sabe o que faz”.
Deus realmente sabe o que faz, por isso confiemos no Senhor, não importando o que estejamos a passar:
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; O produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, TODAVIA, EU ME ALEGRO NO SENHOR, EXULTO NO DEUS DA MINHA SALVAÇÃO. Habacuque 3:17-18
Amém!
Litizia D. E Costa
Comments